1 – Você pode fazer todas as operações diretamente pelo ponto de venda se caso o cupom foi emitido na hora.
Caso for no aplicativo comanda tem dois caminhos que podem ser feitos, 1 opção para o cupom que acabou de emitir, então acesse OPERAÇÕES – GERENC. COMANDA – clique no botão FILTRAR. Será listado todas as vendas, verifique qual será cancelado e clique em GERENCIAR NFC-E
2 – Clique em SIM para confirmar o cancelamento ou a reimpressão
OBS: Se caso a venda não estava concluído ainda com cupom fiscal ao clicar em SIM será gerado o cupom fiscal
3 – Nesta tela selecione o que deseja fazer com o cupom fiscal, cancelar, reimprimir, ou exportar o xml
4 – Caso deseje cancelar, clique em cancelar e depois confirme o NFC-e o cancelamento
5 – Confirme o cancelamento, ao finalizar o processo, clique no botão sair e depois repare no campo status se está com a letra C, isso que dizer que o cupom está cancelado.
OBS: Caso queira cancelar também a comanda é só clicar agora no botão de cancelar comanda
6 – Caso o cupom for de outro período, ainda no aplicativo comanda clique em OPERAÇÕES – e depois em OPERAÇÕES.
7 – Ao abrir a janela dos NFC-e clique no botão de BUSCAR.
Será listado todos os cupons emitidos, agora é só selecionar e realizar a operação desejada
8 – Caso deseje verificar no aplicativo comercio acesse em OPERAÇÕES – NOTAS FISCAIS – NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA (NFE-e)
2 – Clique no botão filtrar
3 – Se caso já tiver o número do cupom é só digitar o numero no campo de NÚMERO DA NF, no campo tipo alterar para AMBOS, selecionar o período desejado e depois clicar no botão FILTRAR.
Caso não tenha o número do cupom ou tenha e mesmo assim quer pesquisar por todos os cupons é só deixar o campo NÚMERO DA NF em branco.
4 – O sistema irá trazer todos os registros de cupons e nota fiscal gerados durante o período, é importante observar o campo de STATUS, pois define a situação do documento fiscal. Legenda abaixo:
IMPRESSO = Cupom que foi emitido com sucesso
ASSINADO = Cupom fez comunicação com o SEFAZ, mas por algum motivo não se tornou fiscal
NÃO TRANSMITIDO = Cupons que por algum motivo não concluiu a operação para se tornar valido fiscalmente. Motivos este como, falta de internet no momento da transmissão, falha de comunicação com o SEFAZ ou intervenção do usuário.
INUTILIZADO = Cupons que não chegaram a ser transmitido ou se tornar um cupom fiscal e foram cancelados
CANCELADO = Cupom fiscal cancelado