Atenção: Se você estiver lendo este artigo o seus boletos já foram configurados e homologados no banco pela nossa equipe de implantação. Caso não tenha sido configurado, por favor fale com nosso suporte.
O que são os arquivos de REMESSA e RETORNO?
Primeira é muito importante entender que o SISTEMA DE GESTÃO e o APLICATIVO DO BANCO não se comunicam diretamente, ou seja, não existe uma integração direta entre as partes devido a questões de segurança.
O que é o arquivo de REMESSA?
O arquivo de REMESSA você pode entender como se fosse uma carta, o remetente como o APLICATIVO DE GESTÃO, você que opera o sistema como o carteiro e o destinatário como instituição financeira/BANCO. O exemplo da REMESSA como uma carta faz muito sentido porque no arquivo de remessa contém todas as informações necessárias para geração do boleto, como: Nome da sua empresa, nome do cliente, data de vencimento, número do boleto, valor a ser pago e etc.
Como é gerado o arquivo de REMESSA?
Sempre que você gerar um boleto pelo SISTEMA DE GESTÃO, também será gerado o arquivo de REMESSA. Diferente do boleto você não vai conseguir visualizar o arquivo de REMESSA, lembre-se você é o carteiro e não o destinatário, então não pode ficar olhando a carta dos outros neh?
O BOLETO e o seu arquivo de REMESSA são gerados a partir de uma ação do usuário, aonde no SISTEMA DE GESTÃO você pode gerar os boletos para cobranças em CONTAS A RECEBER ou após emitir alguma NOTA FISCAL (quando há cobrança para está nota).
Neste momento você pode até enviar o boleto para o seu cliente, mas não se esqueça que a carta, ou seja, o arquivo de REMESSA ainda não chegou nas mãos do destinatário e é ele quem garante a veracidade do boleto e registra a cobrança no banco. Caso o arquivo de REMESSA não for enviado para o banco, o mesmo pode dar um erro de BOLETO NÃO REGISTRADO no momento que seu cliente for realizar o pagamento.
Sendo assim, sempre que é gerado um boleto no SISTEMA DE GESTÃO é gerado também um arquivo de REMESSA, este arquivo tem a extensão do tipo .REM e terá que ser enviado ao banco para o registro da cobrança/boleto.
O que é o arquivo de RETORNO?
Como o próprio nome diz, o arquivo de RETORNO nada mais é do que a própria resposta do arquivo de REMESSA. Conforme exemplo ilustrado anteriormente o destinatário (Banco) está te respondendo com uma carta também, ou seja, com o arquivo de RETORNO informações de qualquer ação que aconteceu neste processo, neste retorno o destinatário está te dizendo se o boleto foi registrado no BANCO informações se o boleto foi pago e outras mais.
O arquivo de RETORNO gerado pelo BANCO deve ser processado para o SISTEMA DE GESTÃO para que seja informado de qualquer situação do BOLETO, no exemplo de liquidação/pagamento a cobrança que tinha em aberto no SISTEMA DE GESTÃO é baixada automaticamente após importação do arquivo de RETORNO para o SISTEMA DE GESTÃO.
O arquivo de RETORNO tem a extensão do tipo .RET e terá que ser enviado para o sistema para o registro das situações do boleto registrado no Banco.
Quando eu devo fazer o envio de remessa ou retorno dos arquivos?
1° OPÇÃO – DEFININDO UMA ROTINA: A definição de quando será feito este processo é bem particular para cada empresa e você pode definir a sua própria rotina para executar está tarefa. Porém é muito importante seja feita pelo menos 1 vez ao dia e sempre realizar no primeiro horário, pois o fechamento dos processamentos de dados dos bancos e instituições financeiras são sempre às 17h/18h, sendo assim no outro dia você terá no arquivo de RETORNO todos os dados se os seus clientes pagaram ou se houve alguma alteração no seu boleto.
2° OPÇÃO – EXPORADICAMENTO: Outro momento em que você pode gerar os arquivos de REMESSA caso for necessário, é sempre após que gerar um titulo no CONTAS A RECEBER ou após emitir alguma NOTA FISCAL (quando há cobrança para está nota). Para estes casos é mais com o cliente está com pressa para realizar o pagamento, ou o vencimento do boleto é para o outro dia.
OBS: Recomendamos que a rotina de ENVIO REMESSA/RETORNO seja feita diariamente, sempre realizar no primeiro horário e começar pelo processo RETORNO e depois o arquivo de REMESSA
Para realizar o processo de REMESSA/RETORNO siga os passos abaixo:
Iniciando pelo processo de RETORNO
1. Entre no seu internet banking/aplicativo do banco, baixe o arquivo de RETORNO disponibilizado pelo banco
Obs: Para encontrar o arquivo de retorno procure por transmissão de arquivos em seu internet banking/aplicativo do banco. Esta função é particular de cada banco, verificar no suporte do banco ou com o seu gerente.
1.1 Entre na gestão de boletos no sistema Digisat
1.2 Selecione o banco e cliquei em PROCESSAR RETORNO
2. Seleciona o arquivo baixado do banco
3. Ao importar o arquivo o sistema vai apresentar a imagem abaixo.
Legenda
Baixa efetuada e status liquidado = cliente fez o pagamento do boleto
Baixa não efetuada e status Registrado no banco = boleto não foi pago e o boleto foi registrado. Isso é uma mensagem do banco que mostra que o boleto foi registado mas no houve um pagamento não necessariamente esteva vencido.
Status lançamento não encontrado = o sistema não identificou este boleto, provavelmente não foi gerado no sistema digisat, caso isso ocorra entrar em contato com o suporte
Processo para envio do ARQUIVO DE REMESSA
4. Acesse o sistema
5. Selecione o banco que deseja fazer a remessa, caso utilize mais de um banco.
Clique em Pesquisar ou F5
6. Selecione o boleto que deseja enviar ou marque a caixa para todos.
6.1 Cliquei em GERAR REMESSA
7. Salve o arquivo na pasta desejada
5. Após salvar o arquivo, agora e necessário enviar o mesmo ao banco.
Acesse o seu internet banking/aplicativo do banco procure por transmissão de arquivo. Esta função é particular de cada banco, verificar no suporte do banco ou com o seu gerente.
Ao fazer a transmissão de arquivo o banco ira registar o mesmo em ate 1 dia.
Obs.: Não gerar boleto com o vencimento para o mesmo dia ou no dia seguinte.